É para o bem de todos!
Com um clique você
contribui para o seu plano
ser cada dia melhor.

Home/FAQ

DÚVIDAS E RESPOSTAS
ELEIÇÕES 2020

Você nas Eleições

Todos os beneficiários patrocinados titulares inscritos regularmente no Prosaúde Integrado da Cemig – PSI, até o dia 29/02/2020 (último dia útil do mês anterior ao da publicação do edital de convocação das eleições) que estão em dia com os direitos estatutários da Cemig Saúde.

Todos os beneficiários titulares ativos e assistidos do Prosaúde Integrado da Cemig – PSI, deverão acessar o Portal Cemig Saúde para participar da eleição. Ela será realizada de forma anônima e segura. Portanto, não se preocupe.

Os eleitores poderão exercer o voto no sistema digital por meio de CPF, data de nascimento e senha criada especificamente para este processo.

A senha será enviada para o e-mail cadastrado na Cemig Saúde. No e-mail contém um documento em PDF anexo, protegido por senha, com as instruções e senha para votação. Isso ocorre para reforçar a segurança do processo.

Lembre-se sua senha é pessoal e intransferível.

No momento da votação, você será encaminhado a cédula eleitoral. Daí em diante, basta registrar sua escolha – cada beneficiário deve votar em uma chapa composta por dois conselheiros deliberativos e um conselheiro fiscal – e aguardar pelos resultados.

Clique no arquivo para ver o passo a passo de como votar.

Se você olhou o seu e-mail e confirmou que não recebeu a sua senha, não se preocupe. Acesse o Portal Cemig Saúde e preencha os campos solicitados para que recupere a sua senha.

Clique no arquivo para ver o passo a passo de como recuperar a sua senha para votar.

Ao exercer o voto você pode manifestar o seu direito de escolha, ajudando a eleger os representantes que irão contribuir para a Cemig Saúde cuidar da saúde das pessoas com a eficiência e equilíbrio financeiro que o nosso plano – e nossa comunidade – precisa.

Para que o processo seja democrático, os candidatos precisam ser escolhidos por aqueles que participam do plano. Ou seja, você.

Aqui mesmo. Ao longo do processo eleitoral, vamos inserir neste portal as informações referentes ao currículo dos candidatos e propostas das chapas inscritas. Assim, você terá livre acesso para decidir, com sabedoria, o futuro de nosso Conselho.

A votação terá início às 8h do dia 2 de junho de 2020 e será encerrada às 23h59 do dia 09 de junho de 2020.

O direito ao voto secreto e direto de eleger seus representantes nos Conselhos Deliberativo e Fiscal está previsto no Regulamento do processo eleitoral e cumpre as previsões do Estatuto da Cemig Saúde.

A diferença está apenas na forma como você decide votar. Quando você deixa de selecionar uma chapa, sua escolha será considerada um voto branco. Caso decida selecionar mais de uma chapa, consideraremos como um voto anulado.

Lembre-se: em ambos os casos, os votos serão invalidados e não serão considerados na definição da chapa, sendo considerados apenas para a contagem final de participação.

Após apurarmos os votos, divulgaremos o resultado no dia 10 de junho de 2020, no Portal Cemig Saúde e nos veículos de nossas Patrocinadoras

O processo eleitoral é coordenado por uma Comissão Eleitoral formada por seis beneficiários indicados pelos conselheiros deliberativos e designada pelo Presidente do Conselho. Dentre as suas atribuições é responsável por conduzir o processo eleitoral e atuar como órgão disciplinador e decisório. As demais atribuições podem ser consultadas no Regulamento Eleitoral em seu Art. 14.

A Comissão Eleitoral é formada pelos seguintes membros: Zenaide Bambirra Magalhães (Presidente), Thiago Espeschit Ajudarte, Gustavo Martins Feitosa, Helenice da Cruz Costa, Márcio Giovanni Barbosa Silva, Mauro César Maggioti Costa.

Quem é quem e por que
escolher meu representante?

Os membros do Conselho Fiscal são responsáveis pelo controle financeiro e contábil da Cemig Saúde. Suas ações são pautadas na fiscalização da gestão econômico-financeira da Operadora, e também está previsto no Artigo 34 do Estatuto Social da Cemig Saúde, disponível no portal Operadora.

Os membros do Conselho Deliberativo são responsáveis por definir os objetivos e políticas da Cemig Saúde, monitorar a administração e acompanhar o planejamento estratégico, aprovar orçamentos, além dos Regulamentos do plano e outras ações previstas nos Artigos 19 e 21 do Estatuto Social da Cemig Saúde, disponível no portal.

Quero me candidatar, e agora?

Poderão ser candidatos aos cargos, qualquer beneficiário titular ativo ou assistido que atenderem aos requisitos previstos no Estatuto da Cemig Saúde. Para isso deverão observar as previsões do Regulamento Eleitoral e do Edital de Convocação.

As inscrições serão realizadas em forma de chapas completas, que deverão conter, além dos nomes dos candidatos a membros titulares e suplentes, o nome de um sucessor eventual para cada cargo em disputa. As chapas, que serão objeto de requerimento de inscrição independente, deverão conter: No Conselho Deliberativo: dois candidatos titulares, bem como suplentes e sucessores eventuais, todos ativos ou todos assistidos ou um ativo e um assistido; No Conselho Fiscal um candidato ao Conselho Fiscal, bem como seu respectivo suplente e sucessor eventual, todos assistidos.

Via Portal Cemig Saúde: prefere fazer tudo online? É simples: faça o download dos formulários e os imprima. Depois disso, é só preenchê-los e assiná-los. Quando tudo estiver feito, digitalize os formulários e documentos necessários (consulte a lista clicando aqui) e envie tudo por meio do nosso portal, clicando aqui.

Presencialmene: neste caso, os formulários e documentos necessários para realizar a inscrição devem ser entregues na Assessoria de Governança e Compliance da Cemig Saúde presencialmente, podendo ser por meio de cópia ou envio original, no endereço da Avenida Barbacena, 472, 8° andar, Bairro: Barro Preto, em Belo Horizonte.

Após o envio de toda a documentação necessária para a sua candidatura – seja ela realizada por meio do portal ou presencialmente – você receberá, em até 24 horas, um e-mail de confirmação de recebimento da documentação para inscrição.

A Comissão Eleitoral, conforme data do cronograma, irá avaliar os documentos e sua conformidade com o disposto no regulamento do processo eleitoral. Após a análise, a Comissão Eleitoral enviará e-mail ao representante da chapa inscrita validando a inscrição da chapa nas eleições de 2020.

Informaremos, aqui mesmo no portal, todas as chapas e candidatos inscritos na eleição. Dessa forma, todos poderão se informar antes de exercer o voto.